Artigo #1 - Originalidade nos jogos. Onde está?

Originalidade nos jogos. Onde está?
"Continuamos comprando os mesmos jogos em capas diferentes..."

game originality wanted

Olá pessoal! Acredito que além de trazer notícias, reviews, dicas e tudo mais, é papel do CheckPoint promover a discussão, uma análise sobre os aspectos que envolvem a indústria de games. Para isso, criamos uma seção de artigos aqui no blog, onde você poderá encontrar todas as discussões e dissertações sobre o assunto. Será a exposição das minhas opiniões, do meu ponto de vista sobre os mais variados tópicos. Espero que vocês participem na seção de comentários, é sempre bom interagirmos. Se tiver possuir um ponto de vista e gostaria de expor aqui no CheckPoint, é só entrar em contato que teremos o prazer em postá-lo. Enfim, vamos ao que interessa.

Com a chegada da nova geração de consoles e games, penso que é válido propor uma discussão que sempre está rondando o mundo do entretenimento, incluindo a indústria de games: falta de originalidade. Estou sinceramente cansado de ver remakes após remakes de jogos que já estouraram sua vida útil. Sua fórmula já se esgotou mas o jogo continua nas prateleiras, vendendo o mesmo título com capas diferentes. Mas por que isso acontece? E por que continuamos comprando o mesmo jogo então?

Infelizmente, as companhias, não exclusivamente de jogos, são extremamente eficientes em usar a criação de um indivíduo e transformá-lo em um ícone. Uma pequena ideia, um simples enredo que deveria durar no máximo um jogo é transformado em uma sequência de 4 jogos. Através de inúmeros remakes, pequenas variações e mudanças insignificantes no gameplay , eles conseguem criar novos jogos, novas sequências gerando cada vez mais receita, sendo que em sua essência, a história é praticamente a mesma. Agora, entenda, não é nossa intenção que você ache que não devem haver continuações no mundo dos games, não é isso. 


the walking dead telltale

O problema é que as empresas fazem uso excessivo de uma só ideia, de uma só história, chegando ao ponto de usá-lo tanto que torna-se um tema clichê. Um bom exemplo são os jogos envolvendo "zumbis" e a sobrevivência decorrente deste ambiente. Pessoalmente, eu sou grande fã deste tipo de jogo, especialmente quando envolve emocionalmente o jogador à história, como The Walking Dead da Telltale fez brilhantemente. Mas tantos jogos deste gênero já foram lançados que a ideia está desgastada, perdeu-se a originalidade. Para um título se destacar neste meio, ele tem que ter algo a mais. Uma pitada de originalidade como The Walking Dead trouxe. Com uma história envolvente, um enredo complexo, conseguiu destaque. 




Não cometer o mesmo erro de The Walking Dead: Survival Instinct, que achou que só por abordar a sobrevivência zumbi teria sucesso. Você pode criar jogos de gêneros batidos mas que o seu jogo tenha algo que os outros não tem. Originalidade é o que difere grandes jogos de bons jogos. Perdoe me mas eu acredito que é melhor falhar sendo original do que ter sucesso imitando e repetindo. Então, concluindo, na atual conjuntura da indústria de games, onde a originalidade está em falta, não é crime pegar uma ideia já utilizada várias vezes. Mas se você tem interesse em fazer um jogo de destaque, traga algo de novo neste game. É a única maneira de não cair na armadilha da repetição.


Bom galera, é isso, tenho interesse em fazer uma segunda parte deste tópico, não quis expor todas minhas ideias para não criar um texto muito longo. Comentamos hoje a originalidade entre games da mesma franquia, sequências no caso, ou do mesmo gênero. Na parte 2, trataremos sobre a questão de pegar uma ideia básica já utilizada e abordá-la de maneira diferente. O que não deixa de ser original.

Até mais,                                                                              Alessandro Costa, dono do CheckPoint.


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