Preview de GTA V #1: Veículos

Preview de GTA V #1: Veículos

Um sistema de direção que já é bom, tem tudo para brilhar ainda mais em GTA V!



Começamos hoje uma nova série aqui no CheckPoint que vai ter como foco principal discutir e analisar as características de GTA V, um dos jogos mais aguardados deste ano. Será algo como um preview em que iremos procurar entender quais foram os erros ou acertos dos antigos títulos e como a Rockstar planeja corrigi-los e melhorá-los e fazer um jogo ainda melhor este ano. Farei aqui uma análise pessoal, logo, fiquem à vontade para discutirmos diferentes pontos de vista, esse texto é a representação do que a experiência de jogo de vários anos de GTA me fizeram sentir com relação à jogabilidade, gráficos e etc.

O primeiro tópico a ser discutido será veículos, um aspecto sempre muito valorizado de GTA e que envolve uma significativa parte das missões do jogo. Logo, nada melhor do que começarmos analisando o que GTA IV nos trouxe de novo neste setor e o que GTA V promete! Vamos à análise!

"GTA IV não foi tão divertido como os seus anteriores"
Entretanto, a direção de carros deu um salto de qualidade significativo.



Desde o primeiro dia em que foi lançado, GTA 4 teve que lidar com as constantes reclamações de que o jogo não era divertido como os títulos anteriores, especialmente na jogabilidade fora das missões. Não existiam mais "jetpacks". No seu lugar, foram colocados boliche e bilhar. Nenhum avião, nenhum pará-quedas, nenhum aventura deste tipo. Enquanto nós ficamos de certa forma felizes com a notícia de que GTA 5 ficará mais aventureiro e com mais opções off-missions, há um elemento de GTA 4 que deve ser o mesmo: a movimentação e direção dos carros.

Nova camada de habilidade na direção
"GTA tornou-se algo mais próximo de um jogo de corrida..."

A maioria dos jogadores costumeiramente reclamam sobre a direção dos veículos em GTA IV, mas a verdade é que este novo modo de direção implementou uma nova camada de habilidade que seria triste perder neste novo título. Nos jogos anteriores da franquia, dobrar em esquinas era bem simples - você praticamente só precisava pressionar para a esquerda ou direita no cruzamento, dobrando sem maiores dificuldades. Em GTA IV, o sistema de direção tornou-se algo mais próximo de um jogo de corrida: ângulo de abordagem, aceleração e desaceleração são todos fatores que agora fazem grande diferença. Esse novo tipo de direção tinha que ser aprendido para se sair bem no jogo.

Isto, obviamente, não caiu bem com muitos jogadores, que já acostumados por anos à fio com o mesmo tipo de direção, experimentaram certa frustração ao perceber que aquele aspecto havia sido mudado. Mudanças são sempre difíceis e dificilmente possuem uma recepção generosa mas o fato é que, no longo prazo, sendo hábil na condução dava ao jogador a oportunidade de ter uma experiência de jogo fantástica, especialmente nas perseguições em "single-player". Seria uma pena se a Rockstar reduzisse o nível de habilidade requisitado para dirigir bem os carros. Perseguições fantásticas foram criadas em decorrência do novo sistema e penso que seria até um retrocesso retira-lo. Se GTA V manter a mesma linha com alguns ajustes, temos praticamente um jogo de corrida nas mãos. O que segue a proposta de GTA, creio eu. Ter vários jogos dentro de um só. Essa é a principal função que faz de GTA um jogo tão popular e variado. 

Customização de veículos
O jogo irá conter mais de 1000 opções para você tunar seu veículo.



No entanto, um ponto que GTA IV ficou devendo foi a parte de customização de veículos. GTA V virá com várias mudanças na sua jogabilidade e customização. O jogo irá conter mais de 1000 opções para você tunar seu veículo. O designer chefe de GTA 5, Imran Sarwar, disse que adicionar todas essas opções para customização era algo que a equipe queria para ser integrado completamente ao jogo, não apenas como algo superficial. Bola dentro da Rockstar. Uma das grandes reclamações foi atendida e é isto que faz de GTA o jogo tão popular que é hoje.

Além das clássicas alterações, o jogo virá com opções extras como kit de carroceria, pintura e acabamento, rodas, escapamento, janela, cor da fumaça dos pneus, luzes e muitos outros. O jogo terá também modificações que afetarão a jogabilidade, incluindo freios, adaptações no motor, suspensão, buzinas, pneus à prova de balas e blindagem.

Conclusão


Então, resumindo, o ideal seria que GTA V mantivesse o atual sistema de direção, claro que com alguns ajustes, adicionando ainda mais variedade ao título e que melhore no aspecto de personalização de veículos. Los Santos, com as suas áreas urbanas e rurais, vai ser muito mais complicado - e, como tal, mais gratificante - para dirigir entre as ruas. Eu já estou ansioso para correr pela cidade, até o topo de uma montanha, antes de arremessar o meu carro e vê-lo explodir. Um sistema de direção que já é bom, tem tudo para brilhar ainda mais em GTA V!

Espero que todos tenham gostado da análise e espero ver comentários de vocês sobre seus pontos de vista. Obrigado à todos pelo tempo!




0 comentários:

Postar um comentário